domingo, 1 de maio de 2011

A Marca de Uma lágrima - Pedro Bandeira



Quase um clássico este livro de linguagem simples e jeitinho teen, encantou pelo menos duas gerações.


Resumo (do próprio livro): Com amor no coração... e com a morte na alma.
Isabel se acha feia. Será mesmo? Feia ou não, é uma garota genial que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor.
A morte da diretora da escola - terá sido mesmo suicídio? - vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração de despedaça de amor por Cristiano.


Meu resumo: Isabel é uma jovem como qualquer outra... Ou seria se seu gênio, sua inteligência e gosto fosse igual a de todos os outros jovens da sua idade. Sua vida começa a dar voltas quando é convidada para a festa de Cristiano, seu primo que não vê a um bom tempo. Isabel não gosta de festas, prefere ir a lugares menos movimentados como bibliotecas, no entanto sua mãe a obriga a ir, e para ter companhia ela acaba convidando Rosana sua melhor amiga.
A festa na mente de Isabel seria um saco, nem se lembrava de Cristiano ou quantos anos estava fazendo, ela não queria ir. Imaginem então qual foi sua surpresa quando Cristiano apareceu como um deus grego em sua vida, seu coração palpitou e ela estava certa de estar apaixonada por aquele garoto. Tudo seria um mar de rosas se Rosana não tivesse sido eleita por Cristiano para sua companhia, deixando Isabel com o coração em pedaços.
Eis então que entra em cena Fernando, para acompanhar a garota isolada no jardim que ao ser perguntada sobre seu nome, responde Ilusão...
Como se o problema de Isabel com o coração já não fosse o bastante, ela junto a Fernando acabam sendo pegos pelo bedel-chefe a quem era chamado carinhosamente de Brucutu.
Na diretoria, ao invés de uma bronca seguida de advertência, um corpo, a diretora estava morta e os quarto eram testemunhas disto. Quarto? Sim quatro, pois a professora de filosofia, Olga, também estava lá para presenciar a cena terrível.
Agora Isabel esta entre as cartas apaixonadas que escreve para Cristiano entregar a Rosana e Rosana entregar a Cristiano. E a morte suspeita de Dona Albertina a diretora do colégio.
Isabel sente-se solitária e ameaçada a medida que vai desvendando os segredos por de traz da morte da diretora e Fernando segue com ela, investindo seu afeto em uma garota que esquiva-se a cada nova tentativa por "amar" Cristiano...

Não vou contar o final porque este só descobriram lendo e se apaixonando pelo enredo envolvente e misterioso criado por Pedro Bandeira.



Sobre o meu livro: Ele é a 1994 onde teve sua primeira revisão, e no entanto já estava na sua 119º edição, este infelizmente é condensado, perdeu alguns poemas e ainda sim é envolvente, ainda hoje estão há venda as duas versões a condensada e a integral, recomendo a integral para quem, como eu adora poesia.



Pró (porque comprar o Livro):
Como já disse antes, o enredo é envolvente, a "inocência" apesar da trama que se envolve com a morte da diretora, torna o livro um bom presente para crianças a partir dos 9 anos, as personagens trazem traços reais possibilitando o reconhecimento do leitor para com o personagem, também não é um livro tipicamente feminista, Isabel é sim a personagem principal, mas os homens da trama também tem papel fundamental no enredo.

Contra:
Não é um romance fantástico, se espera por vampiros, lobisomens, bruxos, fadas e duendes esqueça, pode parecer por ser inocente "infantil e sem graça".


Cotação de preço: O livro esta em média R$28,61. Uma média boa considerando-se os lançamentos dos dias de hoje.

28 comentários:

  1. jah estou lendo esse livro e estou gostando muiito

    ResponderExcluir
  2. ja li mais de 3 vezes, e anao me canso a historia e linda...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem mato a diretora e pq? '-'

      Excluir
  3. Eu li esse livro para uma prova que eu tinha que fazer,e e um dos melhores livros que eu ja li..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo,ja li e reli varias vezes, li ele quando eu tinha 13 anos!!!

      Excluir
  4. Esse livro e super legal..xD..xD

    ResponderExcluir
  5. este livro fala sobre a isabel mas conta a vida de muita gente enclusive aminha ja le ele todo e digo nem uma dor é para sempre. eles vem mas passa.ass: uma grande colunista pernanbucana.

    ResponderExcluir
  6. este livros retrata sobre uma grade menina chamada isabel porisso digo sempre este livro sera lembrado por todos, e claro nunca diga que tudo e para sempre pois nada e para sempre, tudo vem e tudo vai. ass: colunista pernabucana

    ResponderExcluir
  7. Li este livro já faz um bom tempo, e ainda lembro de cada detalhe.
    Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. adorei esse livro me indentifiquei muito com ele

    ResponderExcluir
  9. nossa eu adorei este livro , e ainda adoro nossa ée emocionante do começo ao fim falando em fim neste livro eu chorei as panpas de emoção

    ResponderExcluir
  10. Marcou demais pra mim, sem dúvida está na minha estante... Li umas nove vezes! Vale muiito a pena!
    Adorei o blog flor!

    ResponderExcluir
  11. adoreiiiiiiiiiiii....eu amo esse livro*-----------*

    ResponderExcluir
  12. eu li o livro é muito bom...sou muito fã de pedro bandeira!!suas obras são maravilhosas!!!!!!!mas esse livro é muito,muito mesmo lindo!!!!!!!:)

    ResponderExcluir
  13. O livro "A marca de uma lágrima" quando eu comecei a ler achei um pouco chato,mas conforme fui lendo achei um maximo.Agora estou lendo cada vez mais e mais,estou adorando ler ele.Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Aiii eu amei amei ameiii!! até chorei =)

    ResponderExcluir
  15. esse livro é maravilhosos, eu recomendo a droga da obediência feito pelo mesmo autor

    ResponderExcluir
  16. mt linda essa história,vale a pena ler,recomendo a todos sz

    ResponderExcluir
  17. no final ela descobre q o garoto q ela esta apaixonada e o fernando não e?
    e alguem pode me dizer o nome da vice diretora q no começo suspeitaram dela?
    e o brucutu ele morre?

    ResponderExcluir
  18. Li eesse livro muito bom eu recomendo

    ResponderExcluir
  19. este livro estar de parabens como tambem todos os outros...a aforma como vc descreve esta menina, sua ilusao ao pencar que cristiano e seu verdadeiro amor realmente e adoravel,em 2009 li pela primeira vez e au passar quase 4 anos, novamente estou relendo é estou facinada! parabens...
    juliana Duarte

    ResponderExcluir
  20. SIM O BRUCUTU MORRE E QUEM MATA ELE É A VICE DIRETORA E O NOME DELA É VIRGINIA OK!

    ResponderExcluir
  21. ja li esti livro e adorei!!!!!!!!!! muito legal recomendo.

    ResponderExcluir
  22. amo esse livro demais,minha paixão..

    ResponderExcluir
  23. sou apaixonada por este livro... isso pode parecer clichê mas eu me identifiquei muuito com a isabel... pois eh mt triste ter q ajudar no amor do seu amor por outra pessoa.... naum me canso de lê-lo

    ResponderExcluir