quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ventos Poéticos





Sinopse:

“A poesia de cada dia vinda de todos os lugares. Como o vento que sopra e traz novas emoções, sentimentos, e desperta curiosidade. Às vezes apenas como uma brisa leve ao amanhecer. Por vezes como um tufão ao final da tarde anunciando tempestade. Os Ventos Poéticos vêm para manifestar o que há no âmago de cada ser; o que foi, o que é, e o que será melodia no assovio do vento em cada canto do mundo.”






"Dados Técnicos da Obra":

A antologia Ventos Poéticos conta com 50 poemas de 27 autores de todo o Brasil, são eles: A. S. M. Spindler, Cecília Nogueira, Cesar Piza, Eddy Khaos, Fátima Morais, Grazi Ruiz, Igue Morelli, Isabell Sanches, Ivan Xavier, Juliana Morbi, Karin, Katia Chiappini, Lota Moncada, Manoel Carneiro, Marcos Reis, Margarete Schiavette, Nando Barrett, Natali S. França, Patrícia Miranda, Pri Rolim, Rafael Sales, Samuel de Andrade, Steph Sarli, Valéria V Valle, Valmir Sales, Vanderson S. S. e William Prado.

Autoras convidadas:
Nana B. e Tânia Souza

O Organizador: Cristiano Rosa.


Minha impressão e alguns dos meus poemas favoritos:


As poesias deste livro vieram como brisas de emoções variadas, que passam pelo leitor deixando-lhe algumas marcas, algumas impressões agradáveis, embora a dor também ali esteja registrada.

E os ventos começaram a soprar com uma surpresa agradável, um trecho escrito por Fernando Anitelli de uma banda de nome incomum, um tal de Teatro Mágico.
Não sei se vocês também sentiram a brisa de outono com o primeiro poema escrito, “Carta” do autor Cristiano Rosa.

A primavera que se confunde com o inverno, e de brisas amenas e gostosas entramos no meio de uma ventania fria de uma tarde de inverno com “Brisa de amor... Tormenta de dor” escrito por Nana B. Poetisa .

E eis que tudo se reinicia, e com a calmaria, vem mais uma brisa fria esta trazendo “A Coragem” de Eddy Khaos, animando os ânimos dos exaustos pelo sol escaldante do verão.

O amor parece sempre voltar a reinar, em Avesso escrito por Valéria V. Valle, e Contraditório de Rafael Sales, tão parecidos pelo nome e tão diferente pelas palavras são brisas confusas e aconchegantes que me fizeram suspirar.

Ventos de chuva também aparecem, com o Desconsolo de Lota Moncada, que arrasta nossa mente para uma tristeza sem fim aparente.

São tantos ventos, tantas brisas, tantos afagos e maus-tratos...Tantos sentimentos trazidos por pelo elemento do ar, que chega ser difícil escolher apenas um, apreciar apenas uma essência e não sentir outras emoções com os outros poemas escritos neste livros.

Aqui descrevi apenas alguns sentimentos e ventos que passaram por mim enquanto lia este fabuloso livro.


Agora que tal vocês lerem e me dizerem que ventos e emoções sentiram, quais poemas curtiram e o que acharam desta excepcional obra?

Pró:

Pra quem gosta de poesia este livro é um prato cheio, com vários estilos e temas, pode até surpreender aos que não são muito chegados a livros de poemas. Eu francamente recomendo

Contra:
Para os não amantes da poesia o livro pode parecer um tanto chato... Bom eu não sei muito o que colocar contra, já que estou apaixonada pelo livro, deixo isso para que outros o façam.


Cotação de preço: R$ 20,00


Abaixo minha foto, no lançamento que foi na livraria Martins Fontes da AV. Paulista, aqui mesmo em São Paulo.

2 comentários:

  1. Olá Lais!
    Obrigado pela sua "impressão" sobre o Ventos.
    É legal ter esse retorno de um leitor!
    Valeu pelo carinho, pela presença no evento e pelo texto.
    Abração,
    Cristiano Rosa

    ResponderExcluir
  2. Oi Laís, obrigada por incluir minha "tristeza" (que de fato, nunca tem fim...embora se alterne com alguma alegria!) entre os seus favoritos! Gostei que tenha escrito uma resenha, exposto seu sentir. E adorei a recomendação do livro! Um abração e pinte no meu blog quando quiser:.palavraspalabras.blogspot.com

    ResponderExcluir